quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Gastos de um coelho

Oi pessoal, aqui é a Ana Zanotti, para quem não sabe: eu tenho uma coelha, e eu decidi contar um pouco sobre isso.

Diferente de que muitos dizem ter coelho não é moleza não... Assim como outros animais, envolve custos, responsabilidade, carinho, comprometimento e paciência.
Geralmente (ás vezes até para ter uma venda maior) dizem que o custo para mantê-lo é baixo, mas com a minha fui vendo o quanto gastava realmente. Muitas pessoas me perguntam como que é ter um, eu escolhi ter porque sempre me interessei, mas decidi fazer uma média do que gasto com a Misty.


Misty, minha coelha.
Aqui em casa, ela tem seu cercado com potinho para ração, outro para água, bacia com pinus de madeira (para absorver) que é onde ela faz xixi e cocô (ela não costuma fazer as necessidades fora da caixinha, mas uma vez ou outra escapa e cada vez em quando faz fora por birra, hahaha), além da ração ela também come verduras (mas tem verduras específicas), fora algumas guloseimas, como a maça desidratada (frutas eu prefiro oferecer desidratada) e proteína de soja, fora gastos com veterinário (lembrando que tem que ser especializado em silvestres, o que geralmente torna mais difícil de achar e consulta acaba sendo mais cara) e não esquecendo do feno, que é oferecido a vontade.
Vamos lá então:

Verdura: R$2,00 o maço, ela come 3 por semana, ou seja, 12 maços por mês, no total: R$24,00
Ração Nutrópica: 500g por R$16,90, dura em torno de 20 dias, necessário 1 pacote e meio por mês, no total: R$25,35
Granulado Higiênico: R$10,80 dura 20 dias, a embalagem possui 2kg, uso em torno de 1 embalagem e meia por mês, então, total: R$16,20
Feno: 1kg por R$7,90 dura 1 mês, portanto total: R$7,90
Maçã desidratada: 40g por R$3,12, dura 1 pacote por semana, total: R$12,48
Proteína de soja: 200g custa em torno de R$4,00 e dura bastante tempo, total: 4,00

Total em torno de: R$89,93

Esse é o valor básico, fora isso ainda tem: brinquedos, o valor do coelho (caso você compre), o cercado, potes para a refeição... E não se esqueça de calcular a partir de 60 reais para despesas com veterinário, além da caixa de transporte para locomoção.

* O valor médio foi calculado com base em conhecimento pessoal. Os valores podem mudar, já que cada coelho tem uma necessidade alimentar, física e psicológica diferente.

E você, já quis ter um coelho ou tem um? Nos conte sua experiência! 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Design e programação por Ana Chamilete.
Proibido cópia e/ou reprodução.