sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Nhoque com molho de calabresa

Olá, aqui quem fala é a Rebeca, quanto tempo hein? Bom, eu hoje vou compartilhar uma receita maravilhosa, super fácil, prática e barata para o fim de semana e aquele almoço especial em família, toda vez que faço é puro sucesso! Essa receita é de uma amiga minha (a ) e ela me deu permissão para compartilhar ela com vocês. A receita da base da massa é dela, eu dei um pequeno toque e fiz um molho especial e diferente para acompanhar. Agora chega de "léro léro" e vamos pra receita.

Para o Nhoque:

Ingredientes:

- 1 Litro de leite
- 250 gramas de maionese de boa qualidade
- 1 kg de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de azeite

Dica: A Jô falou que vc pode adicionar também caldo de galinha ou outro de sua preferência caso queira
OBS: O azeite foi ideia minha, a receita original não vai, mas eu acho que da um sabor especial e deixa a massa mais soltinha.

Modo de preparo:

Em uma panela coloque o leite, a maionese, o sal e o azeite para ferver, dissolva bem a maionese mexendo com um garfo ou um fuê. Depois que levantar fervura, vá adicionando aos poucos a farinha para que se dissolva bem, até que vire uma massa que lembre a massa de coxinha, e até que desgrude tudo da panela, cozinhe por um tempinho para não ficar o gosto de farinha. Depois deixe a massa esfriar um pouco sobre uma superfície enfarinhada, ai é só fazer o nhoque no formato/jeito que você preferir! Eu sempre faço do modo que acho ser "clássico", faço "minhoquinhas" com a massa e depois corto em cubinhos.
Para cozinhar o nhoque, ferva uma panela com cerca de 3 litros de água (eu costumo usar a panela de pressão), com um fio de óleo e uma pitada de sal, vá jogando aos poucos os nhoques e quando eles forem subindo na água você retira com uma peneira ou escumadeira (importante a peneira não ser de plástico se não vai derreter).

*Essa massa não vai batata, mas realmente fica impressionante e melhor que muitos nhoques por ai, ele parece complicado mas é super simples, é uma massa leve e gostosa e não fica grudando nos dentes, e se você estiver de "dieta" ainda pode substituir o leite por desnatado e a maionese por uma light de sua preferência.*

Molho de Calabresa:

Ingredientes:

- 700 gramas de calabresa defumada cortada em cubos.
- 1 lata de ervilha
- 2 pimentões de sua preferência (eu gosto do verde) bem picadinhos
- 1 xícara de bacon já fritos e cortados em cubinhos
- 1 colher de chá de páprica doce
- 2 Colheres de chá de orégano
- 1/2 xícara de cheiro verde picado
- 1 cebola pequena cortada em cubinhos
- 2 dentes de alho
- 1 ramo de manjericão fresco
- 700 gramas de molho de tomate (pode ser de uma marca de sua preferência ou um caseiro)


Modo de preparo:

Em uma panela funda, aqueça um pouco da gordura que sobrou de quando você fritou o bacon, depois acrescente a cebola e deixe ela fritar um pouco até ficar transparente, em seguida adicione o alho. Depois de refogar os dois, coloque a calabresa e refogue por cerca de 3-4 minutos, e em seguida acrescente o pimentão e a ervilha e refogue por mais 2 minutos, depois vá acrescentando os outros ingredientes e temperos a gosto, o molho de tomate e as ervas frescas são por último, e deixe ferver um pouco.

Dica: A flor do manjericão é a "nata" dele, a melhor parte! Não pique as folhas, coloque o ramo inteiro, ele vai dar mais sabor, não vai amargar e fica mais gostoso.

Depois misture com o nhoque e sirva com queijo ralado e folhas frescas de manjericão por cima.


Tempo de preparo: Cerca de 1:30 hora.
Rendimento: Serve tranquilamente e bem cerca de 15 pessoas.
Dificuldade: Fácil.
Custo: Barato.





0 comentários:

Postar um comentário

 

Design e programação por Ana Chamilete.
Proibido cópia e/ou reprodução.